Saltar para conteúdo

Notícias

2025-08-04 às 12h13

Portugal acolhe Bienal Manifesta pela 1.ª vez - Coimbra será a cidade anfitriã em 2028

Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes (Diana Quintela)
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto anuncia que Coimbra será a cidade anfitriã da Manifesta em 2028. 

A Anozero, Bienal de Arte Contemporânea organizada pelo Círculo de Artes Plásticas, pela Câmara Municipal e pela Universidade de Coimbra, desafiou a Bienal Manifesta a cocriar uma edição colaborativa. Graças à ação coordenada do Governo com a cidade e a região, o desafio foi aceite.

"A decisão agora conhecida é de enorme relevância porque, ao reconhecer os méritos da proposta de um diálogo transformador entre a arte e a sociedade, atrai para a cidade, para a região e para o País um grande evento cultural com um comprovado retorno económico e um reconhecido potencial turístico", afirma a Ministra Margarida Balseiro Lopes.

Mais do que uma bienal de arte contemporânea, a Manifesta é uma plataforma interdisciplinar e um fórum de criatividade, inovação e desenvolvimento, atento às questões da identidade, diversidade, migrações, ambiente ou globalização. 

O projeto envolve profundamente as comunidades locais, incentivando o diálogo entre artistas, residentes, políticos e visitantes.

O Património Mundial da cidade e a importância da preservação da floresta são pontes fortes do projeto apresentado à Manifesta no início deste ano. O investimento global previsto de 8 milhões de euros é assegurado em 50% pelo Governo. Os restantes 50% são da responsabilidade das entidades locais, doadores e patrocinadores da iniciativa.

"Trazer a Manifesta para Coimbra é uma oportunidade estratégica que reflete o compromisso do Governo com a Cultura nas suas várias vertentes e em todo o território. Especialmente interessante nesta Bienal, para além da visibilidade internacional, é a capacidade de regeneração urbana com impactos duradouros e a mobilização e formação de equipas nacionais", sublinha a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto.

Desde 1996 que a Manifesta, Bienal Nómada da Europa, acontece numa cidade europeia diferente a cada dois anos. 

Os trabalhos de preparação da 17.ª edição, em 2028, arrancam já no início de 2026, garantindo a Coimbra uma nova dinâmica e uma projeção renovada como um dos maiores polos culturais e artísticos de Portugal.