Por Resolução do Conselho de Ministros, foi aumentado em 25% o valor diário pago aos bombeiros voluntários afetos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2025.
Esta decisão foi anunciada pela Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, durante a visita à Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Serpins, no concelho de Lousã.
Este aumento é válido no período temporal fixado na Resolução do Conselho de Ministros, isto é, de 26 de julho a 27 de agosto, bem como nos 15 dias seguintes a esta data, para todos os bombeiros voluntários que tiveram intervenção nas freguesias abrangidas pela Resolução do Conselho de Ministros.
Esta medida é uma forma de reconhecimento profundo pelo empenho extraordinário e pelo esforço incansável demonstrado por estes profissionais que estiveram na linha da frente no combate aos incêndios que assolaram o nosso país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deve, com a máxima brevidade, apurar os valores devidos ao abrigo deste despacho e promover a rápida transferência dos montantes às respetivas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários.
O Governo reafirma que os bombeiros voluntários representam a espinha dorsal da Proteção Civil e reforça o seu compromisso de valorizar estes profissionais. Este aumento serve como um primeiro gesto simbólico desse reconhecimento.
O Ministério da Administração Interna, em nome do Governo, agradece muito a pronta colaboração de todos os agentes de Proteção Civil, e em especial os bombeiros, por terem, uma vez mais, provado serem verdadeiros exemplos de coragem, dedicação, resiliência e espírito de sacrifício no combate aos incêndios, num contexto em que o dispositivo foi colocado sob forte pressão e se prosseguiu uma política de empenho máximo de meios.