Notícias
O Fórum Social do Porto começa hoje, dia 18 de setembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, reunindo mais de 200 líderes internacionais para debater "Empregos de Qualidade numa Europa Social Competitiva".
O Fórum foca o debate na criação de Empregos de Qualidade, numa Europa competitiva, com salários mais justos e maior equilíbrio entre a vida profissional e familiar.
Este encontro tem como anfitriãs a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, e a vice-presidente da Comissão Europeia, Roxana Mînzatu, contando ainda com a presença do presidente do Conselho Europeu, António Costa, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, bem como de ministros de 23 países e parceiros sociais europeus.
Num momento em que a Europa regista um crescimento do emprego, o Fórum Social do Porto pretende centrar o debate na criação de empregos de qualidade — empregos bem pagos, com conciliação entre vida profissional e familiar, boas condições no local de trabalho e proteção social adequada.
O programa divide-se em dois dias: o 18 de setembro é dedicado ao debate entre parceiros sociais europeus, enquanto o 19 de setembro será reservado ao debate entre decisores políticos.
O Fórum reúne representantes dos Estados-membros da União Europeia, países candidatos, países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), países de língua oficial portuguesa (CPLP), representantes de alto nível das instituições europeias, parceiros sociais, organizações da sociedade civil e entidades internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Modal galeria