Saltar para conteúdo

Notícias

2025-10-20 às 20h47

Maior compra de comboios de sempre em Portugal: CP vai ter 153 novas automotoras elétricas

Comboio CP
A CP – Comboios de Portugal assinou, na quarta-feira, com o consórcio Alstom/DST, o contrato para a aquisição de 117 novos comboios, num investimento total de 746 milhões de euros, em cumprimento dos prazos legalmente definidos.
 
Trata-se da maior compra de material circulante de sempre em Portugal, com 62 comboios destinados ao serviço urbano e 55 ao serviço regional.
 
Em paralelo, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 141-A/2025, o Governo mandatou a CP para acionar a opção de compra de mais 36 automotoras elétricas, reforçando assim a estratégia de modernização e expansão da frota ferroviária nacional.
 
Esta decisão tem como objetivo recuperar o tempo perdido devido a litígios judiciais e acelerar a entrega dos novos comboios, garantindo o cumprimento das obrigações de serviço público e melhorando as condições de mobilidade das populações que utilizam o transporte ferroviário.
 
"A aposta na ferrovia é um desígnio claro deste Governo.A assinatura deste contrato representa um grande passo que põe fim ao atraso, decorrente de questões judiciais, que estava a prejudicar a modernização do parque da CP e o serviço prestado às populações",
afirmou o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
 
A Resolução do Conselho de Ministros considera ainda urgente ativar a opção de aquisição das 36 novas automotoras e antecipar, sempre que possível, o calendário de entregas, mitigando os atrasos já verificados.
 
Com este investimento, o Governo reafirma o compromisso com a modernização da ferrovia, a melhoria da qualidade do serviço público e o reforço da mobilidade sustentável em Portugal.