Saltar para conteúdo

Notícias

2025-08-29 às 10h43

Linha de prevenção de suicido do SNS começa a funcionar a 10 de setembro

Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico
A linha nacional para a prevenção do suicídio e de comportamentos auto lesivos, gratuita e a funcionar 24 horas por dia, entra em funcionamento em 10 de setembro. O Conselho de Ministros aprovou o decreto-Lei que cria o coordenador clínico da Linha Nacional para a Prevenção do Suicídio e de Comportamentos Auto lesivos.

A linha, que entra em funcionamento a 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, com mais de 100 psicólogos e atendimento permanente, foi anunciada em setembro de 2024, pela Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo e foi desenvolvida em articulação com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde , de forma a assegurar uma resposta mais qualificada, coerente e tecnicamente sustentada.

Na altura, foi publicado um diploma que estabeleceu que a linha deve prestar aconselhamento através de voz e de outras plataformas de comunicação, incluindo por mensagem e funcionar com recurso a intérpretes de língua gestual portuguesa e tradutores de línguas estrangeiras com expressão em território nacional.

Deve ainda "redirecionar pedidos de apoio para outras linhas de apoio e serviços, públicos e privados, adequados ao caso concreto".

A linha nacional deve ser divulgada anualmente, através de uma campanha multimeios de âmbito nacional, incluindo meios audiovisuais regionais e locais, e "regularmente e de forma visível em estabelecimentos de saúde, estabelecimentos prisionais e centros educativos, organismos e serviços públicos, escolas e centros de dia, entre outros locais tidos por adequados".

O Instituto Nacional de Estatística indica que ocorreram, em 2022, último ano de que há dados, em Portugal, cerca de 970 mortes por suicídio e lesões autoprovocadas.