O Governo anunciou um investimento de um milhão de euros para apoiar a internacionalização da cultura portuguesa e reforçar a projeção dos agentes culturais no estrangeiro, através do Fundo de Fomento Cultural.
A decisão foi anunciada pela Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, no âmbito da segunda edição do Fórum Cultura, que decorreu nos dias 20 e 21 de janeiro, no Porto, dedicada à internacionalização da cultura e ao papel da cultura na coesão territorial: "promover a internacionalização do talento nacional é afirmar o País, projetando-o no mundo, o que também contribui para o desenvolvimento das nossas indústrias criativas", afirmou.
A nova linha de apoio é mais abrangente do que os apoios já existentes na medida em que se aplica a vários setores, do cinema e audiovisual, do livro à arquitetura ou património. Disponível em 2027, tem como objetivo apoiar artistas e projetos portugueses em mercados internacionais, nomeadamente através do financiamento de despesas de deslocação, logística ou pagamento de taxas associadas à participação em mostras e feiras.
O Fórum Cultura reuniu os responsáveis das entidades tuteladas na área da cultura, além de representantes do teatro para uma reunião sobre o estado e desafios do setor. Com oradores provenientes de vários pontos do País e diferentes experiências profissionais, a iniciativa promovida pelo Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, terminou com dois painéis de reflexão sobre os temas transversais desta edição.
Com estas iniciativas o Governo reforça o investimento público na Cultura, aprofunda o diálogo com o setor e constrói políticas públicas mais eficazes. A próxima edição já está agendada para 27 e 28 de abril, em Ponta Delgada, e terá os Direitos Culturais como tema central.