O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, presidiu à cerimónia de entrega das chaves de casas com rendas acessíveis a 152 famílias, em Lisboa, um investimento superior a 19 milhões de euros, com financiamento europeu e do Orçamento do Estado.
"Precisamos de mais casas e, após anos de desinvestimento, o stock de habitação pública está agora a aumentar. Neste desafio, ninguém pode ficar de costas voltadas: estamos juntos para reforçar a oferta habitacional porque este é um problema de todos", afirmou o Ministro na cerimónia de entrega das chaves aos moradores.
Momentos como este refletem aquele que é o maior investimento de sempre em habitação pública, superior a 9 mil milhões de euros, referiu Miguel Pinto Luz, na cerimónia da Câmara Municipal de Lisboa, que decorreu no centro da cidade.
O Ministro lembrou ainda que, com as medidas do Construir Portugal, como os termos de aceitação e responsabilidade dos municípios, já no terreno, foi possível desbloquear e acelerar processos para cumprir os prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e entregar cerca de 26 000 fogos às famílias até junho de 2026.
Contudo, o Governo foi mais longe e decidiu concretizar as cerca de 150 mil soluções habitacionais previstas nas Estratégias Locais de Habitação e no arrendamento acessível, através do Orçamento do Estado e do Banco Europeu de Investimento, acrescentou.
Miguel Pinto Luz sublinhou ainda que, no curto prazo, é essencial continuar a apoiar quem mais precisa, através do reforço dos apoios sociais diretos à habitação, que representaram cerca de 1 000 milhões de euros em menos de dois anos.