Saltar para conteúdo

Notícias

2025-10-17 às 9h05

CP já assinou contrato para aquisição de 117 comboios

A CP – Comboios de Portugal assinou, a 15 de outubro, com o consórcio Alstom/DST o contrato com vista à aquisição de 117 comboios, em cumprimento dos prazos legalmente definidos. A assinatura deste contrato e a Resolução do Conselho de Ministros 141-A/2025, que mandata a CP para acionar a opção de compra de mais 36 comboios, é um passo de gigante para colmatar a falta de material circulante na CP.

A aquisição de 117 automotoras elétricas, investimento de 746 milhões de euros, resulta na maior compra de comboios de sempre: 62 comboios para serviço urbano e 55 para serviço regional.

Ao mandatar a CP para acionar de imediato a opção de compra de mais 36 comboios, o Governo pretende, por um lado, recuperar o tempo associado à litigância judicial interposta pelos concorrentes e, por outro, tomar medidas que permitam acelerar a modernização da frota da CP, com vista ao cumprimento das obrigações de serviço público.

Neste sentido, a Resolução do Conselho de Ministros considera urgente a ativação de opção de aquisição de 36 unidades automotoras elétricas para os serviços urbanos bem como o desenvolvimento de esforços para a antecipação possível do calendário de entregas, com vista a mitigar os atrasos já decorridos.

"A aposta na ferrovia é um desígnio claro deste Governo. A assinatura deste contrato de aquisição representa um grande passo que põe fim ao atraso, decorrente de questões judiciais, que estava a prejudicar a modernização do parque da CP e o serviço prestado às populações, que usam cada vez mais o transporte ferroviário", considera o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.