O Governo aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2026, anunciou o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, no briefing do Conselho de Ministros, em Lisboa. A proposta será entregue na Assembleia da República até sexta-feira, 10 de outubro, após a apresentação do cenário macroeconómico pelo Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, aos partidos com representação parlamentar.
Na mesma reunião, o Conselho de Ministros designou Manuel Dias para o cargo de diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Administração Pública, na ARTE – Agência para a Reforma Tecnológica. O Ministro da Presidência sublinhou que se trata de "uma posição chave no propósito, objetivo e caminho da reforma do Estado na sua vertente da digitalização", destacando a experiência e conhecimento do engenheiro eletrotécnico.
O Conselho de Ministros formalizou ainda a designação de Álvaro Santos Pereira como novo governador do Banco de Portugal, após parecer favorável da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Assembleia da República, emitido a 25 de setembro. O economista tomará posse no início da próxima semana.