Saltar para conteúdo

Notícias

2025-09-25 às 17h27

Conselho de Ministros aprova medidas no âmbito da habitação

Construir Portugal - Arrendamento e simplificação
Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, na Conferência de Imprensa "Construir Portugal - Arrendamento e Simplificação", 25 setembro 2025 (Mariana Branco/Portal do Governo)
O Conselho de Ministros aprovou hoje um conjunto de medidas no domínio da habitação.
Entre as decisões está:
Redução da taxa de IVA para 6% na construção de habitações para venda até 648 mil euros ou, no caso de arrendamento, para rendas até 2.300 euros. Este regime fiscal vigora até 2029.
Agravamento do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) na compra de habitações por cidadãos não residentes em Portugal, excluindo emigrantes.
Isenção do pagamento do adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) no caso de habitações colocadas para arrendamento até 2.300 euros.
Aumento das deduções em sede de IRS com rendas de habitação: 900 euros em 2026 e 1.000 euros em 2027.
Redução da taxa de IRS para senhorios que pratiquem rendas moderadas: de 25% para 10%.
Apoio em alojamento temporário a trabalhadores do setor da construção.
Trabalhos em curso com o setor bancário para flexibilizar o acesso ao crédito à habitação e ao financiamento para construção.

Estas medidas integram um conjunto mais vasto de iniciativas na área da habitação, em articulação com o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com os objetivos de reforçar a oferta de habitação a preços acessíveis.