Saltar para conteúdo

Notícias

2026-01-09 às 14h42

Aprovada construção do Hospital Central do Algarve

Conselho de Ministros - 9/01/2026
Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Lisboa, 9 janeiro 2026 (João Bica)
O Conselho de Ministros aprovou a construção do Hospital Central do Algarve, um investimento de 420 milhões de euros a ser realizado através de parceria público-privada, anunciou o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Leitão Amaro acrescentou que a parceira público privada (PPP) terá a duração de 26 anos, estimando-se que o investimento total seja de 1 100 milhões de euros.

Este investimento, anunciado pelo Primeiro-Ministro no debate quinzenal na Assembleia da República, junta-se a outros investimentos estruturais na saúde, como o hospital de Todos os Santos, em Lisboa, e a compra de 275 viaturas de vários tipos para o INEM.

Além desta decisão, o Governo aprovou ainda, na área da Saúde, um reforço dos acordos de cooperação com as Misericórdias que atuam com o Serviço Nacional de Saúde na região Norte, no valor de mais 10 milhões de euros para a recuperação das listas de espera para consultas e cirurgias.