A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, tutelada pelo Ministério da Economia e da Coesão Territorial, teve o seu quadro reforçado com 34 novos inspetores, numa cerimónia que decorreu em Coimbra e contou com a participação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado.
Esta foi a primeira tomada de posse de novos inspetores desde 2022. Estes 34 novos inspetores fizeram parte do 9.º curso de acesso à carreira especial de inspeção da ASAE que teve uma duração de 12 meses.
Os novos funcionários da ASAE foram distribuídos pelas Unidades Regionais do Norte (7), Centro (9), Sul (13) e pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (5).
Está já a decorrer, desde 1 de setembro de 2025, o 10.º curso de formação para 23 futuros inspetores, cujo início de funções ocorrerá em setembro de 2026.
Esta é uma importante renovação do quadro de inspetores da ASAE que vem reforçar a inspeção de setores cruciais como o turismo, comercio e serviços, em áreas de investigação criminal, segurança alimentar, fiscalização económica e branqueamento de capitais do setor não financeiro.