O mote da edição de 2025 é Ciência, Inovação e Sociedade. Não poderia ser mais apropriado: queremos uma Ciência que alimente a Inovação e se alimente da Inovação, para o benefício de toda a Sociedade.
Para que a missão possa ser cumprida iniciámos a revisão da legislação, com o Estatuto da Carreira de Investigação Científica, o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, que será seguido pela revisão dos Estatutos da Carreira Docente, e a elaboração do Estatuto de Carreira única. Vamos criar um quadro jurídico sólido, que facilite a contratação e previna a precariedade entre os nossos investigadores.
Vamos efetuar também a revisão da Lei da Ciência e Inovação e a reestruturação do Sistema Nacional Científico, Tecnológico e de Inovação, incluindo a reestruturação orgânica da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para aumentar e melhorar a resposta às necessidades da comunidade. Estamos também a desenvolver um plano estratégico para a Ciência e Inovação, que será discutido com toda a comunidade.
Outro aspeto que muito valorizamos é o apoio à investigação e inovação em ambiente empresarial, contribuindo para uma indústria capaz de gerar inovação disruptiva que apoie o crescimento económico e o desenvolvimento social.
O apoio à contratação de Doutorados no meio não académico, o sistema de apoio à criação de start-ups de ciência e de base tecnológica, a ligação entre IES e empresas que os nossos anfitriões da Nova SBE fazem tão bem às Bolsas de Doutoramento em ambiente não académico, são medidas fundamentais para tornar o nosso Sistema Nacional de Investigação e Inovação mais forte.
Leia a intervenção na íntegra