• Provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA) do 4.º e 6.º anos possibilitam, de forma inovadora, comparabilidade de ano para ano e acompanhar evolução dos alunos ao longo do seu percurso escolar.
• Disponibilização de resultados antes do novo ano letivo permite diagnosticar fragilidades e pontos fortes de cada aluno, e delinear, atempadamente, estratégias pedagógicas, didáticas e organizativas ajustadas às necessidades.
• Relatórios são disponibilizados numa plataforma de resultados com acesso para escolas e encarregados de educação através de perfis e credenciais específicos.
• Mais de 16 milhões de itens classificados automaticamente, o que representa um aumento significativo da eficiência dos processos de classificação.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) iniciou o envio aos estabelecimentos de ensino dos resultados das provas de Monitorização das Aprendizagens (ModA), tendo sido hoje disponibilizados os relatórios por escola/agrupamento, bem como por turma. Ainda esta semana, antes do arranque do ano letivo, serão enviados os relatórios individuais por aluno e, em novembro, tal como previsto, será disponibilizado um relatório nacional e posteriormente informação por concelho.
Os relatórios de escola destinam-se às direções e aos conselhos gerais das escolas, bem como aos respetivos órgãos de gestão pedagógica e aos departamentos curriculares. Estes relatórios, além dos dados globais agregados por AE/EnA (Agrupamento de Escola/Escola não Agrupada), apresentam também os dados agregados por turma, permitindo, deste modo, uma informação mais fina.
Os relatórios individuais destinam-se aos professores, mas também aos próprios alunos e respetivos encarregados de educação, tendo uma leitura simples e intuitiva, fornecendo informação importante sobre o desempenho individual do aluno, em comparação com os resultados a nível da própria escola, a nível do concelho e a nível nacional. Os relatórios são disponibilizados às escolas e aos encarregados de educação numa plataforma de resultados, cujo acesso é efetuado com perfis e credenciais específicos.
As provas ModA foram realizadas este ano pela primeira vez, em formato digital, no 4.º e 6.º anos do Ensino Básico, utilizando, de forma inovadora, itens calibrados e equivalentes de ano para ano, o que permite a sua comparabilidade e o acompanhamento do progresso das aprendizagens dos alunos, o que não era alcançável com as Provas de Aferição. Só assim é possível diagnosticar as fragilidades e os pontos fortes de cada aluno, permitindo delinear, atempadamente, estratégias pedagógicas, didáticas e organizativas ajustadas às necessidades.
Estas provas realizam-se anualmente nas disciplinas de Português e de Matemática em ambos os anos de escolaridade e, rotativamente, a outras disciplinas — em 2024/2025, a Inglês, no 4.º ano, e a História e Geografia de Portugal, no 6.º ano. No total, foram realizadas 343.673 provas no final do 1.º ciclo, o que corresponde a uma taxa de realização de 88,15%, e 274.236 provas no final do 2.º ciclo, o que representa uma taxa de realização de 93,97%.
A realização destas provas em formato digital, com sucesso, só foi possível devido ao empenho e à dedicação dos diretores e dos professores, mas também dos serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), que asseguraram as condições nas salas de aula e que procuraram ter os equipamentos e acesso à internet necessários, com capacidade de resposta para ultrapassar dificuldades pontuais que tenham surgido.
As provas ModA integram o novo modelo de avaliação externa apresentado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação em julho de 2024, com o objetivo de melhorar a monitorização da qualidade da aprendizagem e, por conseguinte, contribuir para as estratégias escolares de melhoria, assim como para a orientação das políticas públicas.