• A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP recomprou 900 milhões de euros em Obrigações do Tesouro, a condições de mercado.
• Em dezembro, Portugal conseguiu amortizar, antecipadamente, 4,5 mil milhões de euros em dívida pública, ou seja 1,4% do PIB.
Num contexto de excesso de liquidez da tesouraria do Estado face ao objetivo fixado para o volume de depósitos das Administrações Públicas, no final do ano, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP recomprou 900 milhões de euros de dívida pública, a condições de mercado.
Esta operação soma-se ao leilão de recompra de Obrigações do Tesouro no passado dia 17 de dezembro, num valor superior a mil milhões de euros, e à amortização antecipada de dívida ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), no passado dia 22 de dezembro, no montante de 2,5 mil milhões de euros.
Desta forma, foi possível à República Portuguesa amortizar, antecipadamente, em dezembro, cerca de 4,5 mil milhões de euros de dívida pública, ou seja, cerca de 1,4% do PIB.
A redução continuada do endividamento do Estado advém da boa situação económica e orçamental do país, resultante do mérito das famílias e das empresas, na criação de riqueza.