Comunicados
Aposta na saúde pública e na alimentação saudável
Portugal foi distinguido pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o Prémio 2025 Task Force Award da United Nations Inter-Agency Task Force on the Prevention and Control of Non-Communicable Diseases (Departamento das Nações Unidas para a Prevenção e Controlo das Doenças não Transmissíveis).
Este ano, o prémio realça países e organizações que se destacaram no controlo e na prevenção da obesidade.
Trata-se de um galardão que reconhece o compromisso de Portugal e o trabalho da Direção-Geral da Saúde (DGS) com a saúde pública, com a promoção de uma alimentação saudável e que assinala, igualmente, a capacidade de mobilizar diferentes setores da sociedade para transformar os ambientes alimentares – protegendo, sobretudo, as crianças e apoiando toda a população na adoção de escolhas alimentares mais saudáveis.
Esta distinção sublinha o trabalho pioneiro que Portugal tem desenvolvido ao longo da última década na prevenção da obesidade, com especial enfoque na criação de ambientes alimentares mais saudáveis.
Entre as medidas implementadas, destacam-se a adoção, em 2019, de uma legislação pioneira na Europa que restringe a publicidade a alimentos não saudáveis dirigida a crianças, a introdução do imposto sobre as bebidas açucaradas, a definição de legislação para a oferta alimentar nas escolas e em outras instituições públicas e o acordo nacional para a reformulação de produtos alimentares.
Portugal foi, igualmente, reconhecido pelo papel de liderança que tem desempenhado a nível europeu e internacional, através da coordenação, desde 2016, da WHO European Action Network on Reducing Marketing Pressure to Children, bem como pela participação em redes e projetos da OMS e da União Europeia, que reforçam a cooperação multissetorial para combater a obesidade e promover escolhas alimentares mais saudáveis.
Lançados em 2018, os prestigiados prémios da United Nations Inter-Agency Task Force (UNIATF) reconhecem a excelência na ação multissetorial para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com as Doenças Crónicas Não Transmissíveis (DCNT). Criada pelo Secretário-Geral da Nações Unidas em 2013, a UNIATF ajuda os governos a desenvolverem e a adotarem ações multissetoriais, fornece apoio técnico e mobiliza recursos para combater as DCNT.
Em 2025, os prémios reconhecem o esforço dos governos e dos seus parceiros na prevenção e controlo da obesidade, um dos principais desafios de saúde pública a nível mundial.
O prémio foi entregue à Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, no dia 25 de setembro, em Nova Iorque, num evento à margem da 80º Assembleia Geral das Nações Unidas.
Modal galeria