? Financiamento visa garantir apoio técnico qualificado, dedicado e contínuo às Comissões de Cogestão dos Parques Naturais;
? Aviso do Fundo Ambiental vai reforçar a elaboração e implementação dos planos de cogestão, a comunicação com os territórios e o envolvimento das comunidades locais.
Maria da Graça Carvalho: "Capacitação técnica é a base de gestão eficaz da natureza"
O Ministério do Ambiente e Energia, através da Agência para o Clima (ApC), abriu esta semana candidaturas ao novo aviso de apoio à capacitação técnica das Comissões de Cogestão de Áreas Protegidas, para o período de 2025-2026, com uma dotação global de 1,5 milhões de euros.
O aviso, que foi publicado no portal do Fundo Ambiental, visa apoiar, de forma direta e exclusiva, a contratação de técnicos qualificados para prestar apoio permanente às comissões de cogestão de áreas protegidas em Portugal continental.
"A capacitação técnica é a base de uma gestão participada, próxima e eficaz da natureza que protegemos. As comissões de cogestão são o rosto da governação partilhada nas áreas protegidas – e é nosso dever garantir que têm os meios para exercer essa missão", sublinha a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
O financiamento é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável e em custos simplificados.
Este apoio financeiro destina-se ao funcionamento técnico das comissões, estando para breve a abertura de um outro financiamento exclusivo para a gestão dos parques.