Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Comunicados do Conselho de Ministros

2022-07-19 às 21h38

Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 19 de julho de 2022


1. O Conselho de Ministros aprovou hoje o decreto-lei que cria as condições para a valorização das equipas de urgências dos serviços e estabelecimentos hospitalares públicos, estabelecendo um regime remuneratório aplicável à prestação de trabalho suplementar, realizado por trabalhadores médicos, que se mostre necessário para assegurar o funcionamento dos serviços de urgência.

A medida, para além da implementação dos investimentos e reformas de caráter estrutural em curso e objeto de negociações, visa contribuir para resolver um problema conjuntural, no curto prazo, conferindo aos órgãos máximos de gestão dos estabelecimentos e serviços os instrumentos adequados à valorização do trabalho médico dos profissionais e dos seus mapas de pessoal e reduzir a dependência da prestação de serviços, promovendo a estabilidade das equipas e a qualidade dos cuidados.

2. O Conselho de Ministros aprovou ainda o Acordo de Compromisso a celebrar entre o Governo e a ANMP, que visa permitir que os municípios tenham os meios necessários para cumprir a sua missão e melhor servir o cidadão no âmbito do processo de descentralização, em especial nos domínios da Educação e da Saúde. Este Acordo permite, designadamente:

Na área da Educação:
  • Reforço do valor para a manutenção das escolas; 
  • No âmbito da Reconstrução/requalificação das escolas, que o Governo comece as intervenções nas escolas identificadas como sendo prioritárias;
  • Atualizar a comparticipação das refeições escolares e
  • A assunção pela Administração Central de despesas com seguros de acidentes de trabalho e medicina do trabalho dos trabalhadores transferidos para as autarquias, mantendo-se quanto a estes o mesmo regime da ADSE e SNS aplicável aos trabalhadores da Administração Central.
Na área da Saúde: 
  • Novos centros de saúde e obras de requalificação, através de financiamento do PRR;
  • Viaturas elétricas para a prestação de serviços de saúde, também no âmbito do PRR;
  • A possibilidade de os municípios serem envolvidos na definição dos horários dos centros de saúde e
  • A assunção pela Administração Central de despesas com seguros de acidentes de trabalho, medicina do trabalho e seguros das viaturas de serviço dos trabalhadores transferidos para as autarquias, mantendo-se, quanto a estes, o mesmo regime da ADSE e SNS aplicável aos trabalhadores da Administração Central.

Conferência de Imprensa do Conselho de Ministros extraordinário de 19 de julho de 2022