Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-19 às 16h20

Zona Livre Tecnológica da Marinha em Troia vai promover o desenvolvimento tecnológico

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, na apresentação da primeira Zona Livre Tecnológica, Troia, 19 julho 2022 (foto: Rui Minderico / Lusa)
A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, considera que a Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique é uma importante contribuição das Forças Armadas e da Marinha para «promover a economia nacional, a inovação e o desenvolvimento tecnológico».

«Acabámos de inaugurar a primeira Zona Livre Tecnológica em Portugal, aqui no Centro de Experimentação Operacional da Marinha, um lugar onde vai ser possível fazer testes, experimentar processos de inovação tecnológica, produtos e serviços, num trabalho cooperativo entre várias áreas governativas e envolvendo uma variedade de entidades que inclui universidades, as empresas e os utilizadores destas tecnologias inovadoras», afirmou Helena Carreiras.

A Ministra sublinhou também a importância do reconhecimento da NATO, que decidiu integrar o Centro de Experimentação Operacional da Marinha de Troia, nos distrito de Setúbal, no projeto DIANA (Defense Innovation Accelerator for the North Atlantic). «Um outro aspeto importante do contributo deste espaço de testes tem a ver com a própria capacitação das nossas Forças Armadas e a incorporação de processos de inovação tecnológicos nas várias capacidades e equipamentos».
  
O projeto conta com a colaboração de várias entidades privadas e do ensino superior, existindo já uma estratégia para a produção industrial de alguns produtos desenvolvidos e testados em pareceria com Marinha Portuguesa na Zona Livre Tecnológica de Troia.

Uma das grandes vantagens da Zona Livre Tecnológica e do Centro de Experimentação Operacional da Marinha é a facilidade de saída do rio Sado para o mar, bem como as possibilidades que oferece para desenvolver e experimentar diversos tipos de equipamentos não tripulados.

De acordo com Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo, a saída do rio é relativamente simples e rapidamente se passa para a zona de experimentação, facto que levou a NATO a considerar a área com um elevado potencial e a designá-la como uma das áreas de inovação e de experimentação primordiais.

Gouveia e Melo referiu ainda que o objetivo futuro é transformar a base com um layout que inclua uma pista curta para testar equipamentos para a Marinha. «E, no futuro, vamos ter um navio, que também será financiado no âmbito do PRR, que vai servir como um porta-drones, um porta-aviões para drones», acrescentou.