Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-10-02 às 17h44

Vacinação contra a gripe e COVID-19: perguntas e respostas

Começou a campanha de vacinação sazonal outono-inverno. Conheça todas as respostas sobre a toma das vacinas 


A administração das vacinas está a ser feita em 3.500 pontos de vacinação por todo o país –1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e 2.500 farmácias.

1. Quem é elegível para a vacinação sazonal?

A toma destas vacinas é aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, grávidas, utentes em estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, Serviço de Apoio Domiciliário, e estabelecimentos prisionais. A vacina da gripe é ainda aconselhada a doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, e a da COVID-19 a pessoas com 5 ou mais anos de idade, com patologias de risco definidas, como doença pulmonar crónica, doença cardiovascular ou diabetes.

2. A vacinação é gratuita? 

As vacinas contra a Gripe e COVID-19 são gratuitas para todas as pessoas com mais de 60 anos e para outros grupos prioritários, definidos pela DGS em função do risco de desenvolver doença grave, de hospitalização ou morte.

3. Preciso de receita médica?

Não, não é necessária prescrição médica.

4. Onde posso vacinar-me?

As pessoas com 60 ou mais anos podem recorrer ao seu Centro de Saúde habitual ou agendar a vacinação diretamente na farmácia comunitária ou online, através da plataforma de agendamento. Os restantes utentes com indicação para vacinação serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos.

5. Vou ser convocado para a toma das vacinas?

Os utentes que integram os grupos prioritários definidos e com idade inferior a 60 anos irão receber um SMS para agendarem a sua vacinação, à semelhança do que aconteceu nas campanhas anteriores.

6. As duas vacinas serão administradas em simultâneo?

A administração das vacinas da Gripe e da COVID-19 pode ser simultânea, não sendo necessário respeitar qualquer intervalo de tempo. Pode, no entanto, optar por lhe ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.

7. Posso vacinar-me em qualquer farmácia?

A adesão à campanha de vacinação contra a gripe e COVID-19 por parte das farmácias é voluntária. Pode consultar a listagem das farmácias aderentes no localizador de farmácias ou perguntar na sua farmácia habitual ou mais próxima.

8. Preciso de agendar a vacinação?

É recomendável fazer o agendamento da vacinação.

9. Como posso fazer o agendamento da vacinação na farmácia?

Para fazer o agendamento online, basta clicar aqui, escolher o serviço pretendido – se pretender levar as duas doses ou apenas a da gripe ou da COVID-19 — selecionar o distrito, o concelho e a farmácia onde pretende fazer a marcação. É também necessário indicar o horário a que quer ser vacinado.

10. É obrigatório vacinar-me contra a COVID-19 e a gripe, ou posso optar por apenas uma das vacinas?

A administração das duas vacinas é altamente recomendada. Porém, pode optar por vacinar-se apenas contra a gripe ou contra a COVID-19.

11. O meu boletim de vacinas fica atualizado?

Sim, o boletim de vacinas eletrónico é atualizado com o registo da vacinação realizado, em função das vacinas que tomou.

12. Nunca fiz a vacina da COVID-19, posso vacinar-me agora numa farmácia?

Se nunca tomou uma vacina contra a Covid-19 antes, é aconselhável que fale com um médico ou que se dirija ao seu Centro de Saúde.

13. Tive COVID-19 recentemente, posso vacinar-me?

Não. De acordo com a norma da DGS, o intervalo mínimo recomendado entre a dose de reforço sazonal e o evento mais recente (seja a última dose de vacina contra a Covid-19 ou o diagnóstico de infeção por SARS-CoV-2) é de três meses para as pessoas com 12 ou mais anos. Já para as crianças entre 5 a 11 anos é de seis meses.

14. Já fiz um reforço da vacina contra a COVID-19 no ano passado, preciso de ser vacinado outra vez?

Recomenda-se que sim, dado que esta vacina está adaptada de forma a proteger contra as estirpes atualmente em circulação.

Saiba mais aqui.

Áreas:
Saúde