Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-08-31 às 12h29

Uma União Europeia preparada para o futuro

Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes
"Uma União Europeia preparada para o futuro", artigo publicado hoje e assinado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal, Tiago Antunes, e pelas suas homólogas de França e Alemanha.

O texto salienta a necessidade de reformas, que permitam adaptar a estrutura e funcionamento da União Europeia para o futuro, nomeadamente ao nível orçamental, apelando a criação dos novos recursos próprios europeus.

(i) "O nosso objetivo deve ser uma União Europeia que disponha dos instrumentos e das capacidades financeiras para estar à altura das aspirações da sua geração mais jovem.

(ii) "A reconstrução e a integração da Ucrânia na UE serão um elemento fundamental da segurança do continente. Tal como os Estados Unidos fizeram história com o Plano Marshall, a UE deve fazer história com a Ucrânia".

(iii) "Temos de nos concentrar nas nossas prioridades políticas e necessitaremos de recursos próprios europeus adicionais e bem direcionados. Já acordámos um roteiro nesta direção em 2020 - temos agora de o concretizar,"

"Hoje, dezenas de jovens inspirados pelos ideais europeus de paz, prosperidade e solidariedade reúnem-se em Ponte da Barca, no Noroeste de Portugal. Nós, os Secretários de Estado para a Europa de Portugal, França e Alemanha, juntamo-nos a eles para imaginar o futuro da União Europeia", destacam Tiago Antunes, Secretário de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal, Laurece Boone, Ministra de Estado para a Europa de França e Anna Lührmann, Ministra de Estado para a Europa e o Clima da Alemanha.