Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-26 às 21h11

«Transição digital é irreversível e está em aceleração»

Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio
A transição digital «é condição de competitividade para as pequenas e médias empresas e a mudança de paradigma é irreversível e está em aceleração», afirmou o Secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio, durante a intervenção que proferiu na II Conferência Ibero-Americana dos Ministros da Indústria e Comércio, que decorreu em Santo Domingo, na República Dominicana. 
 
Subordinada ao tema da transição digital e o comércio eletrónico, a intervenção do Secretário de Estado centrou-se na Estratégia Nacional para a Digitalização e no exemplo da indústria portuguesa do calçado. Pedro Cilínio destacou o exemplo do setor do calçado português e a sua estratégia FOOTure 4.0, que visa «explorar as oportunidades criadas pela Indústria 4.0 para tornar o Cluster do Calçado em Portugal mais competitivo e reforçar a liderança nos mercados em que atua». 
 
«Ser líder mundial na relação com os clientes através da sofisticação do produto, resposta rápida e nível de serviço é a visão da estratégia FOOTure 4.0», afirmou o Secretário de Estado da Economia, depois de salientar o investimento do setor na internacionalização do calçado de 110 milhões de euros, alavancado por 59 milhões de euros de incentivos públicos, que permitiu que as exportações possam ter superado os 2000 milhões de euros em 2022, o melhor ano de sempre do setor».
 
Tendo este setor como exemplo, destacou a relevância do «apoio às pequenas e médias empresas, proporcionando acesso ao financiamento, à assistência técnica e à formação para requalificar os seus ativos, visando a sua resiliência energética e impulsionando a transição verde e digital. Ao fazê-lo, podemos ajudar as pequenas e médias empresas não só a sobreviver, mas também a prosperar e, por sua vez, a impulsionar a recuperação económica».  

Principais conclusões da Conferência 

Os Ministros da Indústria e Comércio dos países ibero-americanos, comprometeram-se a executar políticas que promovam um desenvolvimento produtivo sustentável através de abertura de novos acordos comerciais.
 
Os governantes ibero-americanos consideram que estes acordos são instrumentos-chave não só para diversificar fontes de abastecimento e o destino das exportações, mas também para a resiliência das cadeias de produção e consequentemente do desenvolvimento económico, favorecendo novas empresas exportadoras com base tecnológica, a criação de novos empregos de qualidade e o crescimento e a modernização do setor produtivo ibero-americano.  
 
Foi assumido compromisso de impulsionar os processos de modernização e transformação digital das empresas e indústrias, tendo em vista o aumento da competitividade e a melhoria do bem-estar das pessoas. 
 
Desta Conferência saiu ainda o entendimento de que a economia do conhecimento deve ser um dos objetivos estratégicos da cooperação, mediante a aprovação de programas de fomento à criação de empresas de base tecnológica e intensivas em conhecimento, capazes de gerar empregos de qualidade a partido do desenvolvimento de soluções inovadoras. 
 
O desenvolvimento de estratégias de crescimento do setor dos serviços modernos e o comércio mundial, a promoção daa circulação transfronteiriça de talentos humanos, especialmente no espaço ibero-americano, e a implementação de medidas concretas para integrar as micro, pequenas e médias empresas na economia formal e de apoio à internacionalização, nomeadamente de empresas emergentes, start-ups, foram outras das medidas acordadas nesta Conferência. 
 
A análise das desigualdades de género e as suas consequências sobre o emprego nos setores da indústria e comércio e a adoção de medidas que contribuam para a redução do desemprego feminino e o aumento da população ativa feminina e o dinamismo empresarial liderado por mulheres foi outra das matérias consensualizadas neste encontro. 
 
Nos dias 24 e 25 de março, realizar-se-á a XXVIII Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e do Governo, também em Santo Domingo, na República Dominicana, que terá como lema «Juntos para uma Ibero-América justa e sustentável». 
 
Esta Cimeira será precedida do XIV Encontro Empresarial, que irá juntar delegações empresariais dos países ibero-americanos nos dias 23 e 24 de março.