Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-21 às 20h44

Situação de alerta devido ao risco de incêndios florestais termina

A situação de alerta devido aos incêndios florestais termina às 23h59 de hoje, anunciou o Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, que apelou ao sentido de responsabilidade coletiva para que não haja comportamentos de risco. 

O Ministro reforçou o apelo ao cuidado no uso de máquinas agrícolas e florestais e lembrou a proibição do uso de fogo nos municípios com risco de incêndio muito elevado e máximo. As restrições passam a ter caráter regional de acordo com a classificação Perigo de Incêndio Rural.

Mantém-se todo o Dispositivo em prontidão e serão feitos pré-posicionamentos para apoio às regiões de maior perigo, acrescentou o Ministro.

A decisão foi tomada tendo em conta a baixa média da temperatura entre cinco e dez graus e o aumento da humidade entre 10% e 20%, numa reunião com os Ministros da Defesa Nacional, da Saúde, do Ambiente e da Ação Climática, e da Agricultura e da Alimentação, em que estiveram também presentes os presidentes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.