Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-01-26 às 11h18

Simplex tem nova imagem e apela à participação de todas as pessoas

Simplex sim logo

Assinala-se, esta quinta-feira, o Dia Nacional da Participação, uma iniciativa criada pelo Governo em 2021 com objetivo de reforçar a modernização dos modelos de gestão, transparência e proximidade da Administração Pública. Este ano, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa apresentam a nova identidade visual do Simplex.

Esta nova imagem, acompanhada de um vídeo institucional, apela à participação de todas as pessoas na construção da próxima edição do programa, através do site www.simplex.gov.pt, e responde ao mote Simplex é dizer Sim: às pessoas e às empresas.

A edição 2022 do Simplex, em vigência até ao próximo mês de julho, é composta por 48 medidas e regista, atualmente, uma taxa de execução de 79% relativamente às metas de conclusão inscritas e uma taxa global de execução de 48%. Das medidas concluídas e apresentadas, destacam-se:

- Fatura sem papel - Permite receber qualquer fatura no email apenas com a indicação do NIF - número de identificação fiscal - e evita a impressão do papel do comprovativo.

- Plataforma de Atendimento à Distância - Permite realizar atos autênticos à distância, por videoconferência, tais como: a escritura de um imóvel, um divórcio amigável ou uma habilitação de herdeiros.

- Autenticação biométrica - Permite dispensar a deslocação a um serviço público para ativar os certificados de autenticação e assinatura do Cartão de Cidadão e da Chave Móvel Digital, bastando para isso o telemóvel.

- Exames de Saúde Digitalizados – Até ao momento já foram emitidas 14. 44 requisições eletrónicas.

O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, indica que «em 2023, com foco nos três eixos de ação - aproximar, antecipar e automatizar - pretende-se que o Simplex continue a melhorar a qualidade de vida das pessoas e das empresas. O Plano de Recuperação e Resiliência e a cocriação entre as várias áreas da Administração Pública e as pessoas, vai potenciar a dinâmica de inovação e de criação de novos e melhores serviços, com particular destaque para a simplificação de processos e formas de interação mais inclusivas».

Mais informação disponível em www.simplex.gov.pt

Tags: simplex