Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-07 às 9h53

Roteiros para a descarbonização da indústria vão receber mais de 9,7 milhões do PRR

indústria
O IAPMEI- Agência para a Competitividade e Inovação, selecionou 22 das 39 candidaturas que foram submetidas no âmbito do Aviso dos Roteiros para a Descarbonização, com um incentivo total de quase 9,8 milhões de euros (9.753.856,40€).

Este aviso era dirigido às associações empresariais e centros tecnológicos dos diferentes setores industriais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.

Foram selecionados projetos na área da capacitação das empresas e elaboração de instrumentos de informação, que deem resposta nomeadamente, à elaboração ou atualização relevante de Roteiros setoriais para a neutralidade carbónica que permitam identificar as soluções tecnológicas e de alteração de processos mais inovadoras, eficazes, específicas para a indústria nacional e eficientes em termos de custos e incorporando maior inovação, promovendo a sua discussão e disseminação.

Os roteiros setoriais selecionados visam apoiar o investimento necessário à transição para uma economia neutra em carbono e circular, apresentando, entre outros:

Propostas de trajetórias custo-eficazes de reduções de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) do setor, compatíveis com os objetivos nacionais de redução de emissões de GEE definidos para 2030, 2040 e 2050;
Evolução prevista para o setor no horizonte 2025, 2030, 2035, 2040, 2045 e 2050 em termos de consumos energéticos e de matérias-primas, produção de produtos e emissões de GEE;
Identificação das principais tecnologias de descarbonização, disponíveis para o setor em causa;
Identificação dos principais vetores de descarbonização relevantes para o setor, tendo em conta o contexto nacional;
Análise de custos e benefícios;
Identificação de medidas de economia circular e medidas que contribuam adicionalmente para a melhoria da qualidade do ar e para a utilização sustentável e proteção dos recursos hídricos.

Os projetos selecionados terão as suas despesas elegíveis financiadas a 100%, até ao limite máximo de 500 mil euros atribuídos sob a forma de subsídio não reembolsável.

Estes roteiros, que serão elaborados nos próximos meses, permitirão às empresas dos vários setores industriais aceder a informação e ferramentas que as irão apoiar na identificação das soluções mais adequadas à descarbonização dos seus processos.

Refira-se que este concurso foi lançado no âmbito da Componente C11 – Descarbonização da Indústria, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos.