Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-10-19 às 13h55

«Reforço do investimento em Defesa é um elemento essencial para o País»

Primeiro-Ministro, António Costa, e Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, na apresentação da primeira aeronave KC-390 na Base Aérea N.º 11, Beja, 19 de outubro de 2022 (Foto: Nuno Veiga/Lusa)
O reforço de investimento em Defesa e na capacitação das nossas Forças Armadas é um elemento essencial para o nosso País. É graças às Forças Armadas e às suas missões que Portugal tem afirmado no mundo uma relevância internacional», disse o Primeiro-Ministro, António Costa.
 
O Primeiro-Ministro falava durante a cerimónia de apresentação da primeira aeronave nacional KC-390, em Beja, onde destacou também as missões de interesse público desempenhadas pelas Forças Armadas, designadamente: o combate aos incêndios rurais, a missões de evacuação por motivos de saúde, as missões de apoio diáspora em situações de crise e durante a pandemia.
 
Reforço do Orçamento do Estado para a área da Defesa
 
António Costa referiu, a propósito do Orçamento do Estado para 2023 (OE23), que «ninguém tem duvidas em Portugal de prosseguirmos o reforço do investimento das nossas Forças Armadas» e detalhou:
 
«O OE23 prevê um reforço do programa orçamental da Defesa de 8,3 % ,relativamente ao que está previsto executar durante o ano de 2022. É um reforço que incide sobretudo sobre as despesas de capital, com crescimento de 25,5 %, reforçando assim a nossa capacidade de poder equipar as nossas FA para as novas realidades das suas missões como a área da ciberdefesa à necessidade de equipamento dos três ramos das FA».
 
O Primeiro-Ministro disse ainda que «não basta adquirir equipamento, é fundamental assegurar a operacionalidade da atividade das forças armadas e a plena utilização dos equipamento que são adquiridos».
 
Aquisição de cinco KC390 representa um investimento de 827 milhões de euros
 
Sobre a aquisição de cinco aeronaves KC390, das quais a primeira foi agora apresentada, António Costa relembrou o investimento de 827 milhões de euros, que inclui também a sua manutenção, «de forma a rentabilizar plenamente este esforço».
 
O Primeiro-Ministro destacou ainda o facto de o novo KC390 incluir «650 mil horas de trabalho de engenharia portuguesa» e referiu que este é um projeto de «três em um: capacitação das nossas Forças Armadas e da Força Aérea; estreitamento das nossas relações com o Brasil e desenvolvimento do nosso cluster aeronáutico como importante componente da economia nacional».

Na cerimónia interveio ainda a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.