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Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-11-08 às 12h37

Mais de 18 900 candidaturas à Administração Pública

Cerca de 40% dos candidatos que se inscreveram no portal do Emprego Público tem 29 ou menos anos


O concurso que visa a contratação de 1000 novos técnicos superiores para a Administração Pública recebeu um total de 18.924 candidaturas. 


Este concurso permitirá a constituição de reservas de recrutamento nas áreas jurídica (16,6%), económica (10,3%), financeira (23,3%), de gestão patrimonial (12,3%) e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas (37,6%). 


A média de idades dos candidatos que se inscreveram no portal do Emprego Público é de 35 anos. Cerca de 40% têm 29 ou menos anos.


Concluído o período de candidaturas, que decorreu entre 20 de outubro e 6 de novembro, segue-se agora a fase de análise de candidaturas, a cargo da DGAEP (Direção-Geral da Administração e do Emprego Público) e posteriormente a prestação de provas de conhecimento e de avaliação psicológica. A lista final será organizada de acordo com o resultado obtido.


Após a constituição das reservas de recrutamento, o que deverá acontecer no segundo trimestre de 2024, serão publicitadas as ofertas de colocação que permitirão aos candidatos manifestarem as suas preferências, sendo depois convocados para a realização das entrevistas de avaliação de competências pelos empregadores públicos.


As reservas de recrutamento poderão ser utilizadas para a contratação de trabalhadores na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas, por tempo indeterminado ou a termo resolutivo, desde que os candidatos manifestem disponibilidade para ocupar esses postos de trabalho.