Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-02-14 às 21h35

Reabilitação do Teatro Camões terá um investimento de quase seis milhões de euros

Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, na apresentação do Projeto de Requalificação e Modernização do Teatro Camões, Lisboa, 14 fevereiro 2023 (Foto: João Bica)
O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou que a reabilitação do Teatro Camões será «um novo capítulo, um capítulo derradeiro» na história deste equipamento cultural.

Pedro Adão e Silva falava em Lisboa, na apresentação do Projeto de Requalificação e Modernização do Teatro Camões, no âmbito do programa PRR em Movimento.

«Espero, na reabertura, que este teatro seja finalmente a casa da Dança, o teatro da Dança. Uma casa que ofereça previsibilidade e condições de trabalho adequadas e dignas, para todos, bailarinos, mas também responsáveis pelo guarda-roupa, comunicação e toda a equipa técnica», afirmou.

O Ministro disse também que a itinerância da CNB - à semelhança da do Teatro Nacional D. Maria II ou da Coleção de Arte Contemporânea do Estado - «instigue mais pessoas a interessar-se pelas Artes e estimule mais jovens a iniciarem práticas artísticas».

Investimento de quase seis milhões de euros

O Teatro Camões, sede da Companhia Nacional de Bailado (CNB), encerra ao público em julho deste ano, reabrindo em abril de 2024 após obras de reabilitação. As obras terão um investimento global de 5.894.175 euros,  oriundo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A intervenção inclui, entre outros, a requalificação geral da cobertura, fachadas laterais e tardoz, a instalação de rampa para evacuação de pessoas com mobilidade condicionada, a construção de sala de recuperação física para bailarinos e a requalificação dos bastidores.

O concurso público da empreitada geral de requalificação, que seguirá um projeto do atelier de arquitetura Risco, o mesmo que projetou o edifício, será lançado em março.

No período em que o Teatro Camões estiver encerrado ao público, a Companhia Nacional de Bailado vai viajar pelo País, de lés a lés.

Recorde-se que o PRR para a área da Cultura tem uma dotação global de 243 milhões de euros, dos quais 150 milhões dizem respeito ao Património Cultural e 93 milhões de euros serão aplicados em Redes Culturais e na Transição Digital.

A componente do Património Cultural do PRR visa intervenções em 49 instituições de «requalificação prioritária», e prevê ainda a instalação do Centro Tecnológico do Saber Fazer e dos Laboratórios do Saber Fazer, no contexto da estratégia para as artes e ofícios tradicionais.