Notícias
Foi lançado esta quarta-feira (3 de janeiro de 2024) o aviso do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) que disponibiliza uma dotação de 450 milhões de euros para financiar a construção, recuperação e reabilitação de estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário.
O programa abrangerá pelo menos 451 escolas - cerca de 46% das escolas que transitaram para os municípios com o processo de descentralização -, com capacidade para cerca de 252 mil alunos. Recorde-se que este plano resulta de um acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), estabelecido no âmbito da transferência de novas competências para as autarquias, e que o primeiro-ministro, António Costa, qualificou hoje como o processo que "mais aprofundou o Poder Local democrático desde a sua criação em 1976".
Todos os investimentos a realizar ao abrigo do Programa Escolas deverão implementar medidas de eficiência energética, assegurando uma redução do consumo de energia primária em, pelo menos, 30%, cumprindo assim os compromissos assumidos de descarbonização e sustentabilidade.
O aviso encontra-se disponível para
consulta no website da Estrutura de Missão Recuperar Portugal e nos websites das CCDR, I.P. do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
Modal galeria