Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-02 às 14h59

Produtores pecuários afetados pelos incêndios já receberam apoio de 490 mil euros

Vacas leiteiras (Foto: Eduardo Costa / Arquivo Global Imagens)
O Ministério da Agricultura e da Alimentação através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I.P. (IFAP) procedeu hoje ao pagamento do apoio aos produtores pecuários afetados pelos incêndios, para apoiar na aquisição de alimentação animal, que teve um período de candidaturas que decorreu de 17 a 24 de agosto, estando os montantes disponíveis na conta dos agricultores nos próximos 2 dias úteis.
 
Durante este primeiro período de candidaturas foram recebidos no IFAP um total de 906 candidaturas para apoio à alimentação de 4829 bovinos, 31360 ovinos e caprinos e ainda 414 Equídeos, perfazendo uma ajuda total de 490 mil euros.
 
O procedimento administrativo adotado permitiu agilizar a rapidez de pagamentos, para fazer face às necessidades prementes dos produtores.
 
Este apoio, que teve uma dotação inicial de 500 mil euros, provenientes da dotação do Ministério da Agricultura e Alimentação, será reforçado por um novo apoio, com montante de 500 mil euros, proveniente da conta de emergência da proteção civil, ao abrigo do Decreto-lei n. 112/2008, de 1 de julho. As candidaturas a este segundo apoio abrem nos próximos dias. Estes apoios são concedidos para fazer face aos danos provocados pelos incêndios entretanto ocorridos, nomeadamente a destruição das pastagens destinadas à alimentação dos animais das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos, totalizando assim 1 milhão de euros destinados aos produtores afetados pelos incêndios rurais. 
 
A definição das freguesias abrangidas é feita com base nos levantamentos realizados pelas respetivas Direções Regionais de Agricultura e Pescas e mediante a avaliação da área ardida.