Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-24 às 12h59

Primeiro-Ministro destaca competitividade da economia portuguesa em Fórum com a Argélia

Primeiro-Ministro, António Costa, recebe o Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, Lisboa, 24 maio 2023 (foto: Miguel A. Lopes/ Lusa)
O Primeiro-Ministro, António Costa, destacou a competitividade da economia portuguesa, com um crescimento do PIB de 6,7% em 2022 «muito suportado na dinâmica exportadora», e afirmou que, «quando as coisas correm bem, não se deve mudar de caminho».

No final de um discurso em francês na sessão de abertura do Fórum Económico Portugal-Argélia, que decorreu em Lisboa, António Costa dirigiu-se em português aos empresários nacionais para salientar que o crescimento da economia portuguesa tem sido «muito suportado no investimento das empresas» e na sua «dinâmica exportadora».

«A economia portuguesa é hoje claramente uma economia competitiva, internacionalizada, fortemente virada para o exterior e só isso explica que, pela primeira vez na nossa história, 50% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) tenha sido de exportações», declarou, referindo-se ao ano de 2022.

O Primeiro-Ministro sublinhou que esse nível de exportações foi atingido num ano «em que o PIB não foi pequeno», tendo crescido 6,7%, «o terceiro maior crescimento em toda a União Europeia», e acrescentou que, no primeiro semestre deste ano, «o País mantém um forte ritmo de crescimento».

«Portanto, aquilo que há a fazer, quando as coisas correm bem, é não mudar de caminho, procurar percorrer esse caminho com mais energia, mais força e mais determinação», disse.

Abordando depois a presença de empresários argelinos no Fórum Económico Portugal-Argélia, António Costa destacou que a Argélia é a «quarta maior economia africana» e apelou a que as empresas portuguesas aproveitem a oportunidade de se desenvolver nesse mercado.

«Aquilo que devemos compreender é que temos as portas abertas para uma nova oportunidade de reforçar a vossa capacidade de crescer e de tornar o país mais próspero, maior gerador de emprego e de melhores rendimentos», disse, tendo o Presidente da Argélia, Abdelmadjid Tebboune, a ouvi-lo na plateia.

Antes, no seu discurso em francês, António Costa destacou que, apesar do choque económico provocado pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, «a economia portuguesa tem uma recuperação sólida» e as empresas nacionais têm «demonstrado uma resiliência muito forte».

Já o Presidente argelino sublinhou, «do fundo do coração», que Portugal «é um grande país amigo» e pelo qual tem «uma grande estima», em particular por ser «um país extremamente resiliente».

«É um país que ultrapassou todos os maus momentos com um sorriso, com uma vontade de fazer, de fazer melhor e de sair das crises, de conseguir sair de todas as crises», salientou.

Dirigindo-se também aos empresários presentes na plateia, Abdelmadjid Tebboune afirmou que há muitas empresas portuguesas que «trabalham à vontade» na Argélia, sobretudo tendo em conta que entrou em vigor uma nova lei sobre o investimento, «muito liberal e protetora».

«Motivo os nossos amigos portugueses, os empresários portugueses e argelinos, a entenderem-se num futuro comum económico, tendo em conta que as relações políticas e sociais são muito fortes com Portugal», concluiu.