Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-04-25 às 14h39

Primeira reunião do grupo de trabalho para propor medidas competitivas para o setor da biotecnologia azul

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, preside à primeira reunião do Comité de Acompanhamento do Grupo de Trabalho criado com o objetivo de propor um conjunto de medidas competitivas para o setor da biotecnologia azul e um modelo para o Centro Internacional de Biotecnologia Azul. A reunião realiza-se a partir das 9h30 na Câmara Municipal de Matosinhos.
 
Portugal está a trabalhar ativamente com o objetivo de, em 2030, se tornar um Centro Internacional de Bioeconomia Azul, consagrando-se internacionalmente como o polo de inovação de biotecnologia azul de excelência na Europa. Portugal pretende tornar -se um país pioneiro da inovação e investigação aplicada da biotecnologia azul à escala industrial, capitalizando o seu estatuto de nação marítima e o seu conjunto de mais-valias naturais e geopolíticas.
 
A aposta na bioeconomia azul e na biotecnologia azul está alinhada com as prioridades da Estratégia Nacional para o Mar 2021 -2030 e do Programa do XXIII Programa do Governo Constitucional.
 
O grupo de trabalho constituído tem como missão apresentar, até 30 de setembro, um relatório que contemplará um conjunto de medidas que assegurem um enquadramento competitivo para o setor da biotecnologia azul em Portugal e propor um modelo técnico e de gestão para o Centro Internacional de Biotecnologia Azul, a instalar-se em Matosinhos.

Seguidamente, pelas 10h30, no mesmo local, decorre a assinatura do protocolo de cooperação para a utilização de terrenos da Refinaria de Matosinhos.

A GALP, a Câmara Municipal de Matosinhos e a CCDR-N e a Fundação Oceano Azul assinam um protocolo para viabilizar a utilização de terrenos da refinaria de Matosinhos, disponíveis na sequência do seu encerramento, no quadro de transição energética em curso e dos objetivos de descarbonização assumidos por Portugal.

Espelhando de forma muito significativa a transição em curso no País e a aposta do Governo, o protocolo tem como objetivo a utilização dos terrenos para a concretização do Centro Internacional de Biotecnologia Azul.