Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-04-14 às 18h09

«Preparar os nossos jovens para as transformações no espaço europeu e no mundo»

Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na entrega das Bolsas Huawei, Lisboa, 14 abril 2022
O objetivo do Governo é «apoiar os nossos estudantes para que possam frequentar o ensino superior, combater o abandono no ensino superior e as suas causas e preparar os nossos jovens para as transformações no espaço europeu e no mundo e dar-lhes as ferramentas essenciais para a vida adulta e o mercado de trabalho», disse a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato na entrega das Bolsas Huawei, em Lisboa. 

50 estudantes do ensino superior foram distinguidos com bolsas individuais no valor de 5 mil euros cada, válidas durante um ano, desde o segundo semestre do atual ano letivo ao primeiro semestre do ano letivo de 2022/2023.

Esta foi a primeira edição desta iniciativa promovida pela Associação DNS.PT (.PT) e a Huawei Portugal, com o apoio do INCoDe.2030, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e do Portugal Digital. 

As Bolsas visam reconhecer e apoiar financeiramente estudantes que frequentam uma Licenciatura, um Mestrado, um Mestrado Integrado ou um Doutoramento nas denominadas áreas STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

Elvira Fortunato destacou o facto de metade das bolsas ser atribuída a mulheres, o que, «promove a igualdade de género tanto no ensino superior, como nas áreas STEAM e na transição digital que, pretendemos dentro do espaço europeu, que seja uma transição inclusiva e justa».

O programa de Bolsas Huawei visa capacitar os estudantes do ensino superior com competências tecnológicas, essenciais para a transição digital que decorre em termos europeus e nacionais e que se pretende assente no conhecimento, na inovação, no desenvolvimento tecnológico e na qualificação das populações.