Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-09-08 às 17h07

Preparação olímpica e paralímpica conta com 31,2 milhões de euros, um aumento histórico

Foi aprovada a Resolução de Conselho de Ministros que determina a realização de despesa para a execução do Programa de Preparação Olímpica e Paralímpica para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Paris 2024 no total de 31,2 milhões de euros.

Neste ciclo de Paris 2024, o financiamento à preparação olímpica cresce 18,4% face ao ciclo anterior, com um apoio de 22 milhões de euros para os 4 anos do ciclo olímpico, depois de Tóquio 2020 ter tido uma verba de 18,55 milhões de euros.

Já o financiamento à preparação paralímpica cresce 32,9% face ao ciclo anterior, com um apoio de 9,2 milhões de euros para os 4 anos do ciclo paralímpico, depois de Tóquio 2020 ter tido uma verba de 6,92 milhões de euros.

Programa de Preparação Olímpica

O Programa de Preparação Olímpica é amplamente reconhecido pela sua importância em garantir condições especiais aos nossos melhores atletas, assumindo-se como um instrumento de apoio às políticas públicas para o desporto, num subsistema tão exigente como é o da competitividade internacional no alto rendimento.

Tendo por referência o ciclo do Rio 2016 (financiado com 16ME), na Preparação Olímpica para Paris 2024 verifica-se um aumento neste período de cerca de 37,5%.

Este aumento histórico representa uma aposta do Governo para afirmar, ainda mais, Portugal no panorama desportivo internacional, reconhecendo os resultados alcançados em Tóquio 2020 (4 medalhas) e permitindo que mais atletas sejam qualificados para integrar o Programa, com reforço dos montantes das suas bolsas e das verbas para a sua preparação desportiva e as suas participações internacionais.

Permitirá ainda que a melhoria dos resultados internacionais nas diversas modalidades seja reconhecida através do apoio a mais modalidades desportivas.

Possibilitará, também, que qualquer atleta que participe nos Jogos de Paris em 2024, tenha assegurada a continuidade da sua bolsa de apoio.

Programa de Preparação Paralímpica

O aumento que se verifica na Preparação Paralímpica garantirá que, pela primeira vez em todo o ciclo paralímpico, existe uma equiparação à realidade olímpica de todas as condições de bolsas e de preparação desportiva oferecidas aos atletas paralímpicos, bem como aos seus treinadores e técnicos assistentes desportivos.

As verbas para os programas olímpico e paralímpico incluem os montantes já previstos para este ano de 2022, aprovados por Resolução de dezembro de 2021, que agora são considerados para a execução de Paris 2024.

A aprovação desta Resolução de Conselho de Ministros tem ainda como objetivo o reforço dos Programas de Esperanças Olímpicas e Paralímpicas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, onde os talentos mais jovens das diversas modalidades são também enquadrados.