Saltar para conteúdo

Notícias

2022-10-25 às 18h28

Prémio Gandhi dedicado aos oceanos distinguiu 30 escolas de todo o País

Ministro da Educação, João Costa, na entrega do prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, Lisboa, 25 outubro 2022 (Foto: João Bica)
Trinta escolas foram hoje distinguidas com o prémio Gandhi de Educação para a Cidadania por projetos dedicados ao tema dos Oceanos que envolveram alunos do litoral ao interior do País.
 
Lixo transformado em arte, filmes de animação, exposições ou ações de sensibilização, organizadas pelos alunos de escolas do pré-escolar ao secundário, são algumas das iniciativas premiadas.
 
No encerramento da cerimónia de entrega do prémio, que decorreu ao início da tarde no auditório da Comunidade Hindu em Portugal, em Lisboa, o Ministro da Educação, João Costa, sublinhou a importância do tema e o papel das escolas:
 
«Quando estamos a falar com os mais novos, muitas vezes a nossa conversa passa apenas pelo contributo individual, mas queremos ir muito além disso. Estamos a capacitar a geração que está hoje nas escolas para terem o conhecimento científico para que este problema possa ser resolvido por cada um deles quando tiverem o poder de o resolver nas mãos», afirmou João Costa.
 
Portanto, prosseguiu o Ministro, «ao incluir todo este trabalho no currículo nacional estamos a garantir que estamos a capacitar a geração que hoje está na escola, não para ter apenas uma consciência de que há um problema, mas sim uma capacidade e o conhecimento científico para que este problema possa ser resolvido por cada um deles quando tiver o poder de resolver».
 
Na sua intervenção, O Ministro referiu ainda a importância da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento:
 
«A cidadania é um compromisso do sistema educativo com a transformação do mundo, para que seja um lugar mais saudável, equilibrado e harmonioso, onde todos veem os seus direitos cumpridos», afirmou.
 
«Transformar a Educação» será o tema da próxima edição
 
Na segunda edição do prémio Gandhi de Educação para a Cidadania, o desafio foi criar projetos dedicados aos Oceanos e as melhores respostas, que valeram o selo «Escola Gandhi» atribuído hoje às vencedoras, chegaram de todo o país, de Bragança a Olhão.
 
Criado em 2019, o prémio Gandhi destaca, em cada edição, um tema relacionado com os domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A edição do próximo ano é inspirada na cimeira «Transformar a Educação», convocada pelo secretário-geral da ONU e que decorreu em setembro.