Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-25 às 18h55

Portugal vai receber 25 migrantes que estavam a bordo do navio «Ocean Viking»

Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, na reunião extraordinária dos ministros dos Assuntos Internos da União Europeia (UE) e do espaço Schengen, Bruxelas, 25 novembro 2022
Portugal já está em contacto com as autoridades francesas para receber «rapidamente» 25 migrantes que estavam a bordo do navio «Ocean Viking», resgatados no Mediterrâneo, disse a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, acrescentando que o Governo mantém um «compromisso muito sério» com a questão migratória.

«Nós estamos a trabalhar com as autoridades francesas no sentido de garantir que tudo se processe com a máxima rapidez. Há, obviamente, processos que têm que ser acautelados, há todo um trabalho de preparação e de acolhimento que está a ser feito pelas entidades com responsabilidade nessa matéria e, portanto, estou em crer que rapidamente conseguiremos receber e acolher estas 25 pessoas», afirmou Patrícia Gaspar em Bruxelas, no final de uma reunião extraordinária dos ministros dos Assuntos Internos da União Europeia (UE) e do espaço Schengen. 

Nesta reunião extraordinária ficou assente, conforme refere, «um compromisso muito sério no sentido de se trabalhar em conjunto para reagir e para se poder enfrentar este desafio das rotas migratórias».

Os ministros dos Assuntos Internos da UE e do espaço Schengen estiveram hoje reunidos, em Bruxelas, para debater a situação em todas as rotas migratórias para e dentro da Europa e medidas comuns a adotar.

O conselho extraordinário de ministros dos Assuntos Internos, convocado pela presidência semestral checa do Conselho da UE, contou com a presença dos países terceiros que integram o espaço Schengen – Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça. 

Na reunião de hoje, a par do novo Pacto em Matéria de Migração e Asilo – que a Comissão Europeia apresentou em 23 de setembro de 2020 - foi ainda debatido um recente plano de ação que inclui 20 medidas concretas para responder aos desafios da rota do Mediterrâneo Central, que abrange Itália, e para conseguir respostas conjuntas face a um aumento generalizado dos fluxos migratórios.