Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-11 às 19h10

Portugal vai apoiar administração pública de São Tomé e Príncipe

Ministro dos Negócios Estrangeiros , João Gomes Cravinho, de visita oficial a São Tomé e Príncipe, 11 fevereiro 2023
Portugal vai apoiar São Tomé e Príncipe através do envio de peritos para assistência técnica nas áreas das Finanças, Segurança Social e Administração Pública. O anúncio foi feito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, no âmbito da uma visita oficial ao país.

«Vamos trabalhar sobre um novo programa de apoio à administração pública são-tomense, que se concretizará agora durante estes próximos meses, num trabalho de estreita ligação entre Portugal e São Tomé, que trará a São Tomé e Príncipe pessoas qualificadas para dar apoio em diversas áreas, nomeadamente Finanças e Segurança Social», afirmou João Gomes Cravinho. 

O Ministro português, que teve várias reuniões de trabalho com o seu homólogo são-tomense, Alberto Pereira, acrescentou que há igualmente «oportunidades de trabalho conjunto em áreas como a agricultura ou o empoderamento das mulheres, tendo em conta a criação do novo Ministério da Mulher em São Tomé».

Os dois Ministros falaram ainda no Programa Estratégico de Cooperação, sublinhando que existe «uma boa execução» deste programa  que estará em vigor até 2025: 

«As relações políticas são muito boas, a cooperação está a funcionar muito bem, quer seja no âmbito do programa de cooperação assinado entre Portugal e São Tomé que está a ter uma boa execução, quer seja nas ambições que temos para o futuro», afirmou João Gomes Cravinho.

Encontros políticos e cooperação portuguesa 

Além dos encontros com o seu homólogo, o Ministro português reuniu-se com o Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada, e com o Presidente da República, Carlos Vila Nova. 

Após a disponibilização de 15 milhões de euros às autoridades são-tomenses, com o objetivo de contribuir para a educação, saúde, segurança alimentar e robustecimento da democracia e do Estado de direito no país, a deslocação foi igualmente uma oportunidade para conhecer as perspetivas são-tomenses neste âmbito. 

Estes encontros permitiram ainda continuar o trabalho de consolidação e aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre os dois países, bem como serviram para perspetivar a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que São Tomé e Príncipe vai assumir este ano.

«Progressos em todas as áreas da cooperação»

No decurso desta deslocação, o Ministro português assinalou os enormes «progressos em todas as áreas de cooperação» com São Tomé e Príncipe, no «balanço muito positivo» que fez destes pouco mais de dois dias de visita oficial. 

No último dia do programa, o chefe da diplomacia portuguesa aproveitou para conhecer o projeto de Desenvolvimento Integrado de Lembá, desenvolvido na cidade de Neves, no distrito de Lembá, que oferece todos os níveis de ensino, emprego, cuidados médicos e assistência a idosos. Trata-se de exemplo do impacto da cooperação portuguesa na vida de milhares de são-tomenses, que abrange diversas áreas sociais. 

Já na cidade de São Tomé, João Gomes Cravinho e o Ministro da Saúde são-tomense, Célsio Junqueira, visitaram o Hospital Dr. Ayres de Menezes onde foram entregues medicamentos, no âmbito do projeto Saúde Para Todos, executado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. O Ministro dos Negócios Estrangeiros destacou que a cooperação portuguesa «já mobilizou 15 milhões de euros para este apoio estruturante em São Tomé e Príncipe».