Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2023-05-30 às 14h21

Portugal tem projetos para produzir combustíveis sustentáveis para a aviação

Ministro das Infraestruturas, João Galamba na sessão de abertura da Lisbon Energy Summit & Exhibition, Lisboa, 30 maio 2023
Portugal tem «um número interessante de projetos para produzir combustíveis sustentáveis para aviação», e vai reforçar os seus objetivos e o Governo vai «fornecer as condições legislativas e regulatórias adequadas para fornecer sinais mais fortes ao mercado», disse o Ministro das Infraestruturas, João Galamba na sessão de abertura da Lisbon Energy Summit & Exhibition 2023.

Apontando os «enormes desafios de descarbonização» que o transporte aéreo enfrenta nas próximas décadas, salientou a «significativa necessidade de investimento em equipamento e infraestruturas de abastecimento» que tal implica.

João Galamba disse que Portugal «ambiciona transformar este desafio em oportunidades» colocando-se «na 'pole position' [primeira posição] para a produção de combustíveis sustentáveis para a aviação».

A TAP deverá aproveitar as oportunidades existentes neste processo de transição energética. A transição para os combustíveis sustentáveis para aviação é «um risco com que as companhias aéreas têm de lidar, enfrentar e gerir» e a forma como o fazem que pode transformar-se em parcerias industriais a longo prazo e em oportunidades.

O Ministro referiu-se também à transição energética nos portos criando novas oportunidades para atrair indústrias ligadas ao setor energético, sendo evidente que é necessário «posicionar os nossos portos como exportadores de energia, como facilitadores de energia, de ecossistemas energéticos onde uma indústria de maior valor se está a instalar», bem como «um papel crítico a desempenhar» na cadeia de valor da energia eólica offshore.