Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-04-27 às 16h09

Portugal só atingirá as metas ambientais que traçou se conseguir reduzir o número de fogos rurais

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, com sapadores florestais em trabalho de prevenção de fogos rurais, Góis, 27 abril 2022 (foto: Paulo Novais/Lusa)
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, afirmou que Portugal só atingirá as metas ambientais que traçou se conseguir reduzir o número de fogos rurais, na apresentação do trabalho de prevenção desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na Lousã..

«Os fogos rurais têm efeitos muito negativos para toda a sociedade, desde os dramas humanos às consequências económicas e sociais, mas também um papel muito prejudicial do ponto de vista ambiental. Nós não vamos conseguir atingir as nossas metas ambientais se não conseguirmos diminuir o número de fogos rurais», disse.

O Ministro referiu que é fundamental Portugal diminuir a área ardida e, por consequência, aumentar a sua capacidade florestal, afirmando que «não podemos concentrar toda a atenção na diminuição das emissões de gases poluentes, mas devemos também dar atenção à capacidade que o País tem como sumidouro» de carbono, no que a floresta assume uma especial preponderância.

Duarte Cordeiro disse ainda que, quando se olha para uma árvore, não se deve ter apenas em atenção o seu potencial económico, mas também a importância ambiental. 

Sapadores florestais

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas assinalou a conclusão da formação da primeira equipa de 40 sapadores bombeiros florestais, que irão trabalhar na prevenção e combate a incêndios, com trabalhos de gestão preventiva de combustíveis em baldios no concelho de Góis, nos quais esteve presente o Ministro.

A equipa é o contingente inicial de uma força que tem como meta 600 sapadores florestais distribuídos por todo o País, estando a decorrer o concurso para o recrutamento de mais 60 bombeiros, a que se seguirá um outro concurso com mais 50 vagas.

Esta força especializada vai tornar o território mais resiliente com as suas intervenções preventivas na época fria, e, na época quente, ajudar a combater fogos rurais, utilizando técnicas específicas de combate que têm resultados muito relevantes, intervindo também nas manobras de rescaldo e na recuperação das áreas ardidas. 

Prevenção 

O Ministro realçou o papel central do ICNF na estratégia nacional de prevenção de fogos, trabalho essencial para diminuir o impacto de futuros incêndios.

Na ação a que Duarte Cordeio assistiu, o ICNF, juntamente com baldos locais, fez trabalhos de limpeza de terrenos e de criação de aceiros, tendo  também sido visitada uma encosta que tinha sido tratada recentemente com recurso a fogo controlado.

Em 2021 houve um aumento de 75% na execução da rede primária e faixas de interrupção de combustível (7336 hectares) face a 2020, registando-se também aumentos significativos na criação de mosaicos de gestão de combustível (16 mil hectares), área tratada com fogo controlado (3942 hectares) e nos caminhos florestais (criados mais 4 mil quilómetros).