Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-30 às 15h30

Portugal reforça pacote da NATO com um milhão de euros

Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, na reunião do Conselho do Atlântico Norte, Bucareste, 30 novembro 2022
«Portugal vai dar um contributo extraordinário para o pacote de assistência abrangente, para apoio não letal à Ucrânia e que será também dedicado à reposição da capacidade energética naquele país. Demos hoje a indicação de que avançaremos com uma contribuição extraordinária de um milhão de euros», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, em Bucareste, onde participou na reunião do Conselho do Atlântico Norte, que juntou os Ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO no Palácio do Parlamento, na capital da Roménia.

«Em relação ao apoio militar, Portugal está constantemente a rever a suas possibilidades e ao longo da duração da guerra iremos com certeza reforçar o nosso apoio», assegurou.

No final da reunião, o Ministro disse que foram dois dias de trabalho «muito interessantes e que revelaram grande unidade, convergência e determinação entre os Aliados».

João Gomes Cravinho referiu ainda que «os reversos militares da Rússia no terreno têm levado a que este país tenha concentrado sobretudo os seus ataques contra a população civil, procurando danificar infraestruturas civis elétricas, para criar as condições mais difíceis possíveis à população civil».

«É mais um crime de guerra. Ao longo de todos estes meses, a Rússia tem demonstrado grande indiferença e desprezo pelo direito internacional, incluindo as leis de guerra. Queremos deixar bem claro que a NATO continuará a apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário», sublinhou.