Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-11-09 às 15h41

Portugal pretende valorizar a sua comunidade na África do Sul

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, afirmou que a visita que está a fazer à África do Sul tem «uma forte componente da valorização da nossa comunidade», por aquilo «que tem sido o seu contributo, não só para desenvolver a África do Sul e contribuir para a sua economia, mas, acima de tudo, para afirmar Portugal aqui neste país».

Numa declaração à agência Lusa, na Cidade do Cabo, o Secretário de Estado disse que o Governo pretende valorizar a imigração portuguesa na África do Sul, através da ligação com produtos portugueses, do investimento da diáspora em Portugal e de potenciar a notoriedade da comunidade portuguesa no país.

Paulo Cafôfo disse que se trata de «tentar promover que os negócios daqui possam ter sucesso em termos da ligação com produtos portugueses» e também que «aquilo que é aqui feito possa ter um efeito de exportação em Portugal».

Neste sentido, apontou o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, que procura «que possam ser canalizados apoios e incentivos para que estes empresários possam também investir em Portugal», referindo a realização, entre 15 e 17 de dezembro, dos Encontros dos investidores da diáspora.

O Secretário de Estado, que vai reunir-se com empresários portugueses das pescas e indústria do pescado disse que o desejo destes de maior interação entre os dois Governos para criação de parcerias no setor, é «uma perspetiva ganhadora».

«As nossas comunidades acabam por ser sempre ponto de ligação entre os dois Governos, e temos de potenciar a credibilidade e notoriedade que a nossa comunidade tem para poder estreitar laços entre os dois países, e (…) há interesse que assim possa acontecer», afirmou.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita a África do Sul entre os dias 8 e 12 de novembro, na sua primeira visita oficial ao país para contactar a comunidade portuguesa. Depois da Cidade do Cabo, Paulo Cafôfo desloca-se a Durban, Joanesburgo e Benoni, terminando a viagem em Pretória.