Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-07-29 às 15h40

Portugal investiu 13 mil milhões de euros no setor da água nos últimos 25 anos

Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba, inaugura três subsistemas de abastecimento de água ao concelho de Arganil, Arganil, 29 julho 2022
Portugal investiu cerca de 13 mil milhões de euros no setor da água nos últimos 25 anos para melhorar a sua qualidade, disse o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

Durante a inauguração de três subsistemas de abastecimento de água ao concelho, em Arganil, João Galamba frisou que só o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso de Recursos (POSEUR) mobilizou 560 milhões de fundos europeus para financiar 940 operações em todo o País.

«Este investimento continuará no futuro e, no quadro comunitário de apoio até 2027, os investimentos em abastecimento e saneamento terão continuidade», afirmou João Galamba, acrescentando que, nas últimas décadas, a reforma do setor foi «estruturada com base em planos estratégicos sequenciais».

O Secretário de Estado do Ambiente e Energia adiantou ainda que o Governo está a ultimar o Plano Estratégico para o Abastecimento de Água Residuais e Pluviais até 2030, «que pretende assegurar serviços de águas de excelência para todos e com contas certas».

Segundo João Galamba, a água e a sua gestão exigem «uma agenda política clara, quando os estudos apontam para um cenário de escassez, de redução de pluviosidade e de períodos, cada vez mais frequentes e intensos, de seca extrema».

Salientando que a precipitação diminuiu cerca de 15% nos últimos 20 anos, o Secretário de Estado referiu que os estudos mais recentes apontam para mais uma redução até final do século, entre 10 a 25%.

O projeto de reabilitação de três dos cincos subsistemas de abastecimento de água do município de Arganil (Vila Cova de Alva, Alqueve e Pomares), agora inaugurado, representa um investimento de 3,4 milhões de euros da empresa Águas do Centro Litoral (AdCL).

Inseridos no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e Saneamento da AdCL, as três infraestruturas vão permitir abastecer em maior quantidade e maior qualidade mais de 4.000 habitantes naquelas freguesias do concelho de Arganil.