Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-02-06 às 13h44

Portugal garante "compromisso total" para reconstrução de escola na Ucrânia

João Gomes Cravinho e João Costa numa visita de dois dias a Kiev (Foto: António Cotrim/Lusa)

Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Educação estão em Kiev

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e o ministro da Educação, João Costa, visitaram esta segunda-feira (5 de fevereiro)  os escombros do Liceu 25, destruído em março de 2022 por um bombardeamento aéreo russo. 

O ministro da Educação sublinhou o "compromisso total" de Portugal na recuperação desta escola em Jitomir - região situada a cerca de 150 quilómetros a oeste da capital ucraniana - que espelha "o horror" da destruição causada pela invasão russa da Ucrânia, e que será "o embrião de um projeto educativo".

Antes de visitarem os escombros do Liceu 25, os dois governantes participaram no III Fórum de Reconstrução de Jitomir, que contou com dezenas de intervenientes ao longo do dia, numa organização tripartida de Portugal, Ucrânia e Estónia.

"É um horror que mostra bem [o que acontece] quando há ataques a alvos civis, escolas em particular", comentou aos jornalistas João Costa, perante o cenário do estabelecimento de ensino arrasado pelos bombardeamentos russos.

O ministro da Educação recordou que esta iniciativa, cujo memorando de entendimento foi assinado também esta segunda-feira, durante o Fórum de Jitomir, partiu das autoridades ucranianas, que confiaram a Portugal a reconstrução do Liceu 25, para que "seja o embrião de uma reforma do projeto educativo".

O objetivo, sublinhou o ministro, é que não se trate apenas de uma reconstrução de paredes, mas de um contributo para a construção de "um projeto educativo europeu moderno", afastado de uma visão "muito fechada de escola que era ainda a herança soviética".

João Costa deixou a promessa de "compromisso total" em relação "a este projeto de monta, que vai reconfigurar todo o espaço escolar", não só na reabilitação do edifício atingido como noutras infraestruturas, como espaços culturais, com vista a que se obtenha "uma escola nova em termos de paredes e de projeto educativo".

Esta terça-feira, João Gomes Cravinho e João Costa são recebidos pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.


Tags: Ucrânia
Áreas:
Educação