Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-12-05 às 13h36

Portugal entrega apoio alimentar a Cabo Verde

Portugal entrega perto de 7 toneladas de apoio alimentar a Cabo Verde para fazer face aos impactos da tripla crise no país, Praia, Cabo Verde, 5 dezembro 2022
Acabam de chegar à cidade da Praia 6,7 toneladas de leite em pó, disponibilizadas por Portugal a Cabo Verde para reforço do abastecimento de produtos alimentares essenciais. 

Cabo Verde enfrenta as consequências da crescente insegurança alimentar causada pela seca, pelos efeitos ainda latentes da pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, pelo impacto global da invasão da Ucrânia pela Rússia, nomeadamente no que respeita à oferta de alimentos e de fertilizantes.

Os 672 sacos de 10 kg, que agora serão distribuídos pelas autoridades cabo-verdianas a famílias em situação de maior vulnerabilidade, equivalem a 90 mil litros de bebida láctea.

A cooperação portuguesa surge em resposta ao pedido formulado pelas autoridades de Cabo Verde ao Governo português e vem cumprir o compromisso assumido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, durante a deslocação oficial àquele país.

Este apoio resulta da coordenação de esforços das áreas governativas dos Negócios Estrangeiros e da Agricultura e Alimentação, bem como da Defesa Nacional, que garantiu o transporte através do navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, no âmbito da Missão Mar Aberto.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Agricultura e Alimentação vão, nas próximas semanas, continuar a mobilizar recursos financeiros para a aquisição de alimentos com o objetivo de reforçar a resiliência de Cabo Verde face ao atual contexto de insegurança alimentar.