Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-09 às 16h43

«Portugal é um bom exemplo do papel transformador da integração europeia»

Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, com a Comissária europeia Elisa Ferreira, na comemoração do Dia da Europa, Évora, 9 maio 2022 (foto: João Bica)
A Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que Portugal é «um bom exemplo do papel transformador da integração europeia», desde logo «porque a perspetiva da integração foi decisiva para a consolidação do processo democrático e das instituições».

A Ministra intervinha em Évora, nas comemorações do Dia da Europa, assinaladas também pelo pagamento da primeira tranche (1,16 mil milhões de euros) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
 
Mariana Vieira da Silva disse também que foi determinante para aquela integração a «mobilização de recursos que permitiram reduzir de forma considerável o atraso estrutural e colocar o país numa trajetória de desenvolvimento». A Ministra reconheceu ainda o papel da União Europeia no desenvolvimento de Portugal em matéria de qualificações, equilíbrios externo, emprego e igualdade.
 
«O domínio das qualificações é aquele em que o atraso era mais evidente e, igualmente, em que os avanços foram mais notáveis», disse, acrescentando que, «em 2021, dois milhões de portugueses têm formação superior» e «a taxa de abandono escolar situou-se em 5,9%, bastante abaixo da média europeia de 9,7%, quando no início da série em 1992 era de 50%». 
 
Sobre o mais recente pacote de financiamento, a Ministra referiu que o País olha para o mesmo «com elevada expetativa»:
 
«Nos próximos anos, Portugal receberá mais de 50 mil milhões de euros, incluindo os 23 mil milhões de euros do PT2030 e os 16,6 mil milhões do Programa de Recuperação e Resiliência», detalhou.
 
O PRR, desenhado em articulação com a Comissão, dará ao País «as reformas e os investimentos que permitirão um novo impulso para vencer atrasos e bloqueios estruturais, ao mesmo tempo que permitem uma resposta robusta aos desafios da dupla transição climática e digital», disse ainda.