Saltar para conteúdo

Notícias

2023-02-08 às 12h43

Portugal e Ucrânia vão desenvolver programa de férias para crianças ucranianas

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, na 61ª Sessão da Comissão para a o Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas, 8 fevereiro 2023
Os Governos de Portugal e da Ucrânia concordaram em desenvolver um programa que trará crianças ucranianas a passar férias em território português já este ano, disse a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, após uma reunião com a Ministra das Políticas Sociais da Ucrânia, Marina Lazebna.

O encontro teve lugar em Nova Iorque, onde Ana Mendes Godinho participa na 61ª Sessão da Comissão para a o Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas. 

«Como projeto a desenvolver, identificámos um programa para crianças ucranianas fazerem férias em Portugal. O intuito é a criação de um espaço alternativo, até do ponto de vista de saúde mental, para as crianças terem outros espaços para usufruírem durante as suas férias», disse Ana Mendes Godinho.

«O objetivo é», prossegue a Ministra, «tentarmos realizar este programa em 2023. Foi com isso que nos comprometemos, porque é uma necessidade que a Ucrânia tem. Como um país seguro, Portugal foi visto como uma boa opção para organizar o programa, pelo que vamos preparar tudo para responder a esta necessidade, procurando que Portugal seja mais uma vez um espaço de acolhimento».

Integração e acolhimento de ucranianos em Portugal

Sobre os cidadãos ucranianos em Portugal – o tema dominante do encontro – a Ministra disse que foi feito um ponto de situação sobre os que estão, neste momento, integrados no mercado de trabalho em Portugal.

«A principal preocupação que a ministra» ucraniana «nos sinalizou foi a vontade que tem em manter o contacto com as comunidades ucranianas em Portugal, de forma a garantir que mantém a capacidade de comunicar com essas pessoas. Nós também manifestámos a nossa disponibilidade total para criar canais de encontro», disse Ana Mendes Godinho. 

A Ministra portuguesa referiu ainda que Portugal é «um País exemplar» pela «forma como integrou os trabalhadores ucranianos», com a atribuição, por exemplo, do «número Segurança Social automático com o regime de proteção».

Adidos de Segurança Social nos Estados Unidos da América

Numa sessão de informação sobre o programa Regressar, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Ana Mendes Godinho identificou a necessidade de ter, neste país, adidos dedicados à Segurança Social junto da embaixada e dos consultados.

«Nós já temos cinco adidos na Europa e a nossa vontade é passar a ter também um adido dedicado às questões da Segurança Social nos Estados Unidos», referiu a Ministra.

Ana Mendes Godinho destacou também o facto de ser «a primeira vez que estamos a fazer a divulgação do programa Regressar nos Estados Unidos» e adiantou que, no total, cerca de 15680 famílias já foram abrangidas pelo programa.

Enquanto a Suíça, a França e o Reino Unido são, respetivamente, os países de onde mais portugueses regressaram através do programa, nos Estados Unidos da América (EUA) 68 pessoas optaram por essa via, pelo que o Governo português decidiu reforçar a divulgação do programa junto dessas comunidades.