Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-13 às 14h43

Portugal e Reino Unido relançam relação multissecular

Primeiros-Ministros António Costa e Boris Johnson, Londres, 13 junho 2022 (foto: PM RU)
Os Primeiros-Ministros de Portugal e do Reino Unido da Inglaterra. Escócia e Irlanda do Norte assinaram uma «Declaração conjunta fundamental para relançarmos, depois do Brexit, a relação bilateral da mais antiga aliança mundial», disse António Costa numa declaração à imprensa no final de uma reunião com Boris Johnson, em Londres.

O documento, define o quadro as relações bilaterais luso-britânicas após a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), havendo um grande conjunto de áreas que, devido à pertença de Portugal à União Europeia, são reguladas no quadro das relações UE-RU.

O Primeiro-Ministro disse que este «é o sétimo ou oitavo acordo assinado, mas nenhum dos outros é tão abrangente como este», que cobre as áreas da segurança, criminalidade, defesa, política externa, cooperação, investimento, comércio, investigação, educação e proteção dos portugueses residentes no Reino Unido e dos britânicos residentes em Portugal.

Desenvolvimento

A declaração «identifica as áreas estratégicas para o desenvolvimento», sendo «muito focado nas tecnologias e no investimento que temos de fazer em conjunto nas energias renováveis, na eficiência energética e na transição digital. Estes são os grandes desafios com que estamos confrontados e podemos fazê-lo em conjunto», disse. 

António Costa referiu que na área da investigação destaca-se «tudo o que tem a ver com os oceanos, em que o Reino Unido fará um investimento crescente no AIR Centre», dedicado ao estudo do oceano e do clima atlântico e situado nos Açores. 

«Portugal ter uma comunidade científica tão forte no Reino Unido, ajuda muito a estabelecer pontes entre as nossas instituições científicas e universitárias», acrescentou.

Investimento

O Primeiro-Ministro referiu igualmente que «o Reino Unido tem investido crescentemente em Portugal, as empresas britânicas beneficiando de terem as vantagens do Brexit no Reino Unido e da União Europeia, em Portugal».

Estas empresas «têm investido sobretudo nas áreas de tecnologias – Portugal é o terceiro país da União Europeia com maior taxa de licenciados em engenharia, sendo natural que este talento atrai investimentos nestas áreas», disse.

António Costa, que estava acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, referiu também que este relançamento da relação bilateral se realiza a «cerca de um mês de celebrarmos os 650 anos do primeiro tratado que assinámos entre Portugal e a Inglaterra, que continua a ser a aliança contínua mais antiga».