Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-06-14 às 16h18

Portugal e Angola assinam programa-quadro na Defesa até 2026

Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e Ministro da Defesa de Angola, João Ernesto dos Santos, Oeiras, 14 junho 2022 (Foto: João Relvas/Lusa)
Portugal e Angola assinaram um programa-quadro até 2026, que renova os projetos atuais e aprofunda a cooperação em temas como a ciberdefesa, hidrografia ou as alterações climáticas.

A Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que falava em Oeiras, afirmou que este programa «vem renovar a cooperação antiga e muito frutuosa que temos entre Angola e Portugal neste domínio, renova os projetos e a cooperação existente, e reforça essa cooperação, designadamente procurando ampliar o nível de ambição político e estratégico do diálogo que poderemos ter».

O acordo, agora assinado, aborda um conjunto de temas de interesse comum, como a ciberdefesa, cartografia, hidrografia, as preocupações comuns no âmbito da segurança marítima e a agenda «Mulheres, Paz e Segurança». O confronto das ameaças decorrentes de catástrofes naturais e alterações climáticas são outras das áreas previstas no acordo.

Helena Carreiras referiu ainda a assinatura de outro acordo entre as direções dos institutos de defesa nacional dos dois países, «no plano da investigação, formação e disseminação e da cooperação que já vem sendo desenvolvido e que muito tem enriquecido ambos os institutos».

O Ministro angolano da Defesa, João Ernesto dos Santos, destacou «as condições de trabalho criadas que permitiram a assinatura do programa-quadro e o memorando de entendimento entre os institutos de defesa nacional dos dois países».

«Assumimos desde já o compromisso de tudo fazermos para a implementação de todos os aspetos e questões que estão inseridos nos referidos documentos», afirmou.