Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-05-25 às 15h57

Portugal assegura proteção às comunidades mais vulneráveis

Ministra da Saúde, Marta Temido, numa reunião paralela que decorreu durante 75.ª Assembleia Anual da OMS, Genebra, Suiça, 24 maio 2022
«Já vacinámos quase 600 mil estrangeiros contra a Covid-19 em Portugal», disse a Ministra da Saúde, Marta Temido, no âmbito da 75.ª Assembleia Anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que está a decorrer em Genebra, na Suíça.

Numa reunião paralela promovida pela OMS Europa dedicada à promoção da saúde dos migrantes («health for all, no matter where you come from»), a Ministra da Saúde realçou o facto de se ter promovido a vacinação de forma ágil e eficiente, permitindo imunizar mais de 598 mil estrangeiros contra a Covid-19. 

«Sabíamos que os migrantes sem documentos enfrentariam barreiras, por isso antecipámos duas soluções: acesso à vacinação apenas com um documento de identidade e alocação de equipas para vacinar nas comunidades», afirmou.

Marta Temido disse também que «Portugal tem uma longa tradição de programas de vacinação, independentemente da nacionalidade ou condição económica, social e cultural», concretizando que, «em 1965, o País implementou um programa nacional de vacinação, baseado em 5 princípios, sendo um deles a cobertura universal dirigida a todos: residentes, migrantes e refugiados».

Na sua intervenção, a Ministra renovou o compromisso com a migração segura, digna e responsável, salientado o facto de Portugal ser um país acolhedor de migrantes, a quem garante cobertura universal de saúde nas mesmas condições que aos nacionais. Numa referência à atualidade internacional, Marta Temido afirmou ainda que, «desde o início do conflito na Ucrânia, Portugal já acolheu cerca de 40.000 deslocados e que todos tiveram oportunidade de vacinação».

Marta Temido defendeu Saúde como ponte para a paz

Na segunda-feira, no dia 23 de maio, Marta Temido já tinha pedido o fim do conflito na Ucrânia, fazendo um apelo expresso para que não se ataquem hospitais e estabelecimentos de saúde. «Existe uma interdependência inegável entre a saúde e a paz», salientou a Ministra da Saúde.

A 75.ª Assembleia da OMS, a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19, é subordinada ao tema «Saúde pela paz, paz pela Saúde» e aborda, entre outros, temas como a preparação e resposta da OMS a situações de emergência/desastre, estratégias globais relativas à segurança alimentar, saúde oral e medidas de prevenção e controle de doenças não transmissíveis.

Tags: saúde, paz
Áreas:
Saúde