Saltar para conteúdo
Histórico XXIII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2024-03-21 às 17h27

Portugal apoia com dez milhões de euros agência da ONU para os refugiados palestinianos

Contribuição visa o reforço da assistência humanitária na região da Faixa de Gaza e Cisjordânia. (Foto EPA/Mohammed Saber)

Portugal vai avançar com um apoio de dez milhões de euros à agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos, contribuindo assim para o reforço  da assistência humanitária na região da Faixa de Gaza e Cisjordânia. 


A resolução que determina esta contribuição voluntária foi aprovada esta quinta-feira (21 de março) em Conselho de Ministros. 


Foi também já comunicada pelo primeiro-ministro ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. "Hoje terei oportunidade de informar o secretário-geral das Nações Unidas que o Conselho de Ministros adota uma resolução reforçando em 10 milhões de euros o nosso apoio humanitário e específico à agência das Nações Unidas de apoio aos refugiados palestinianos, de forma a assegurar o seu bom funcionamento e a capacidade de fornecer alimentação, medicamentos, ajuda humanitária ao povo palestiniano, que está a ser vítima de um ataque inadmissível", disse António Costa à chegada a Bruxelas, onde participa no Conselho Europeu. 


No comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo refere que "este diploma reporta à urgência de garantir que a comunidade internacional permanece mobilizada e que aqueles que são os principais prestadores de ajuda humanitária possuem recursos para assegurar a necessária resposta face à situação de catástrofe na Faixa de Gaza e às suas consequências para a população civil". Uma posição em "consonância com a Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas" e que expressa forte apoio aos apelos do Secretário-Geral das Nações Unidas para um cessar-fogo humanitário e o acesso imediato, desimpedido e seguro à ajuda humanitária que é disponibilizada para a população civil na Faixa de Gaza".